Jornal de Negocios
|
-
Proposta de OE2026 já foi entregue no Parlamento - acompanhe em direto
O executivo de Luís Montenegro entrega o primeiro Orçamento do Estado desta legislatura, num documento que se prevê mais simples e que exclui medidas de políticas públicas. Principais partidos da oposição já deram sinais de não inviabilizar documento.
-
EDPR dispara 4% após Jefferies subir recomendação. Bolsa de Lisboa em máximos de 15 anos
A casa de investimento veio alimentar o otimismo sobre o braço verde da EDP, ao apontar para um "target" de 15,6 euros e prever valorização de 24% nos próximos meses. Bolsa de Lisboa em máximos de 15 anos.
-
Crime na empresa não é crime da empresa
A lei portuguesa conseguiu a muita necessária responsabilização das empresas, mas perdeu, pelo caminho, coerência e previsibilidade.
-
Agravamento do IMT para estrangeiros arrisca violar o Direito da UE
Advogados explicam que poderemos estar perante uma norma violadora do Direito Comunitário, existindo mesmo quem considere a medida “uma potencial aberração fiscal”. Lembram que é uma decisão política e que o problema da habitação no país não passa pela compra de imóveis por sujeitos passivos não residentes, mas sim pela escassez de oferta.
-
Receita da taxa sobre lucros extraordinários dos supermercados por alocar por falta de despacho
Tribunal de Contas aponta que falta de despacho a identificar beneficiários finais impede a afetação dos 5 milhões de euros arrecadados com a contribuição, que vigorou em 2022 e 2023, comprometendo os objetivos que levaram à sua criação.
-
Bolsas europeias iniciam sessão entre avanços e recuos
Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta sexta-feira.
-
A soberania do mercado
O mercado valoriza mais os móveis da IKEA e as plataformas digitais reduziram os custos com intermediários no mercado das antiguidades, o que eliminou, em muitos casos, a necessidade da figura do “antiquário”. Logo, os móveis da IKEA valorizam e algumas antiguidades desvalorizam.
-
Medidas fiscais para a habitação são evolução positiva, mas (ainda) insuficiente
Os advogados falam de uma evolução positiva. Contudo, alertam para possíveis dificuldades na aplicação, para um aumento desnecessário da complexidade do sistema, e para um nível de insuficiência face à dimensão do problema da habitação em Portugal.
-
Veja o programa Negócios desta quinta-feira, 09 de outubro no canal NOW
Veja o programa Negócios no canal NOW
-
Marcelo e Montenegro saúdam acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas
O primeiro-ministro e o Presidente da República congratularam-se com o entendimento alcançado entre as duas partes em conflito, salientando a libertação dos reféns.
-
Será “muito difícil” a TAP continuar a voar sozinha
Em pleno processo de venda de uma posição minoritária na companhia aérea, Luís Rodrigues mostra-se confiante no sucesso da operação. Admite que dentro de um ano a TAP passará a fazer parte de um grupo de grandes dimensões. Ou, então, será “muito difícil” sobreviver.
-
Turistas americanos - "You can't judge a book by its cover" (II)
Os americanos, de modo geral, apreciam a hospitalidade europeia. E têm até bastante "fairplay" para com as diferenças mais imediatas (não terem "refill" gratuito e infindável de café e "soft drinks"; o serviços lento nos restaurantes), mas não escondem irritações com alguns “detalhes”: cidades sobrelotadas, transporte público confuso, necessidade de pagar em dinheiro e alojamento mais pequeno do que esperam.
-
"O ano dos IPO cripto". A acelerar em Wall Street, novas cotadas podem captar 45 mil milhões
Nunca um ano tinha sido tão fulgurante em termos de entradas de empresas cripto em bolsa. O fenómeno tem aumentado o interesse institucional e levou a Standard & Poor's Global a lançar um novo índice que agrupa moedas digitais com empresas ligadas a esta indústria.
-
Israel inicia preparativos para retirada. Reféns devem ser libertados segunda-feira
O acordo entre israelitas e o Hamas deverá ser assinado ainda esta quinta-feira, abrindo caminho para o recuo das forças israelitas. Contudo, exército alerta que Gaza ainda é uma zona de perigo.
-
CEO da Fineasy: “Gostava de ter 80 lojas no fim de 2026”
Dos 27 mediadores que já aderiram à Fineasy, duas dezenas deverão abrir até ao fim do ano. No próximo, o número deverá ser quadruplicado, espera o CEO João Raposo.
|